5 lições para aprendermos com o seriado Cheapest Weddings, da Netflix
Preciso confessar que amo assistir Netflix! Hoje em dia,quem não, né? E esse seriado já estava aparecendo como sugestão para mim há algum tempo. Nesta última semana, resolvi assisti-lo e quero compartilhar com vocês algumas lições que Cheapest Weddings pode nos ensinar.
Sobre o seriado
Originalmente chamado de “Australian’s Cheapest Weddings” (Os casamentos mais baratos da Austrália), essa série de televisão acompanha casais da vida real, com um orçamento beeem apertado, mas que desejam realizar cerimônias autênticas e inesquecíveis.
A série, produzida pelo canal Seven Network, estreou em 22 de agosto de 2016, e é narrada pela atriz australiana Melanie Vallejo. Eu, geralmente, não gosto de seriados narrados, mas podem confiar: a voz da Melanie caiu muito bem!
A cada episódio, que dura em média 1 hora, conhecemos a história de três casais que estão planejando seus casamentos com pouca grana. São seis episódios e, em cada um deles, compreendemos os anseios e o estilo de cada casal. Em alguns momentos, senti vontade de estar lá para ajudá-los. Em outros, queria chegar e falar: “Peraí, cês tão malucos?”. Mas vamos abstrair o que é legal, não é? Então, confira o que essa série pode nos ensinar de bom:
1 – Tudo fica mais fácil com planejamento
Conforme a série nos conta, na Austrália, os noivos costumam gastar cerca de 20 mil dólares em um casamento. Convertendo esse valor, temos quase 80 mil reais. É muito dinheiro! Dá um casamento luxuosíssimo por aqui, não?
As histórias são diferentes: um casal quer economizar para ter filhos, outro prefere investir mais em um negócio próprio, outro precisa fazer uma reforma…Enfim, os motivos são vários, mas todos têm o orçamento pequeno em comum.
Sabendo disso, o planejamento foi algo que todos levaram à sério. Pensando nos detalhes com antecedência, o casal tem mais tempo para pesquisar, encontrar os melhores preços e escolher tudo com calma. É sério, gente, até para comprar na internet tem que ter tempo! Como vi em alguns casos, as compras no eBay e AliExpress também demoram a chegar por lá…
Aqui no Brasil, a regra é a mesma. Alguns orçamentos sobem muito de valor quando a festa já está próxima. Além disso, com o tempo curto, os noivos ficam ansiosos e acabam fazendo escolhas erradas por conta da pressa.
É claro que existem exceções, algumas situações podem colocar o casal no desafio de organizar um casamento em pouquíssimo tempo. E, nesse contexto, tem que respirar fundo e encarar. Mas, se você tem tempo, aproveite-o, ele está a seu favor!
2. Peça ajuda
Os casamentos mais bonitos da série foram realizados a muuuuitas mãos. Por outro lado, algumas noivas sofreram ditando as regras e tentando fazer tudo sozinhas. A festa mais bonita (muito amorzinho), na minha opinião, é a do casal Zach e Emily, no primeiro episódio. Não foi luxuosa, mas foi totalmente comunitária! Eles ganharam das flores (de uma vizinha que tinha um jardim lindo) até o buffet.
Não aconselho que você saia pedindo tudo para as pessoas. No caso desse casal, eles moram numa ilha afastada e não tinham muitas formas de realizar o sonho deles, a não ser com a ajuda de todos. Mas, lembre-se que oorgulho pode nos distanciar da…praticidade! Se você tem pessoas em quem podeconfiar, conte com elas nesse momento. Elas te amam e vão adorar fazer parte doseu sonho.
Ps: Se eles se recusarem a ajudar, é porque não são confiáveis. Nesse caso, o jeito é fazer novos amigos… hehe brincadeira!
3. Faça você mesma (o que conseguir)
Para economizar, os casais tiveram que colocar a mão na massa mesmo! No último episódio, a decoração do casamento de Desrae e Shaun ficou linda, superdelicada! E foi toda feita pelos noivos, principalmente por Shaun, que manja de marcenaria. Mas, mesmo os casais que não eram tão talentosos deram um jeitinho e conseguiram diminuir o orçamento fazendo aquilo que sabiam: o bolo, a maquiagem, a montagem do salão… Enfim, todos se esforçaram!
Por outro lado, não dá para se arriscar a fazer, no seu grande dia, algo que você nunca tentou antes na vida. Um noivo resolveu fazer um bolo e ficou beeem torto… Ainda bem que eles superaram! Um casal perfeccionista não superaria. Então, se você não se sente confiante, mas não abre mão de algum item especial para o seu casamento, é melhor dispensar alguma coisa para desafogar o orçamento e pagar pelo que você quer.
4. Conte a sua história
Mesmo com pouco dinheiro, os casais queriam que a festa refletisse suas histórias e personalidades. E isso é muito legal, porque às vezes parece que os casamentos são todos padronizados, não? E, tudo bem, se for o seu sonho de princesa. Apenas saiba que o seu casamento não será menos “casamento” se quebrar algumas regras, ok?
No seriado, tivemos tema viking, de videogame, praia no deserto, rústico-chique… Muita coisa diferente! Você pode até fazer uma cara de surpresa, assim como eu no início, mas logo se acostuma, porque é nítido que os casais estão curtindo ao máximo e é isso que importa!
5. É possível!
Não posso negar que as escolhas de alguns noivos me causaram estranhamento… O visual de alguns casamentos parece meio antigo quando comparamos com o Brasil. Mas foi muito legal ver os casais sonhando juntos! Tanto que estão unidos há muito tempo, quanto os que estão começando a construir uma história.
E, mesmo com muitos imprevistos, ansiedade, nervosismo, esquecimentos, todos seguiram juntos em cada passo, dividindo as angústias e alegrias. Com certeza, momentos assim fortalecem uma relação e, estando em harmonia com quem se ama, toda festa é especial! No final, todos fizeram o que estava dentro de suas possibilidades e aproveitaram muito!
Já assistiu Cheapest Weddings? Comenta aqui embaixo o que você achou! Se não assistiu ainda, corre que está disponível na Netflix! E depois, claro, vem me contar sua opinião 🙂
Créditos da foto em destaque: James Day, fotógrafo de Shaun e Desrae
1 Comentário
Deixe aqui sua opinião, obrigado!
Eu amei esse reality, tem tudo que eu amo: casamento, drama, noivas histéricas, cenas emocionantes e o sotaque australiano, que deixa tudo muito mais legal, pois é meu sotaque preferido no mundo. E tem umas coisas muito divertidas, como a noiva espertíssima que em vez de pagar um maquador comprou uns produtos na farmácia e ganhou uma maquiagem gratis. Morri de rir com ela vestida de noiva, sentada no meio da farmácia tendo seu “dia de noiva”. Adorei seu site, Mariana, muito sucesso!
Sim, também achei muito divertido! Queria mais nesse estilo hehe Obrigada, Júnior!